"Há tantos anos me perdi de vista que hesito em procurar me encontrar. Estou com medo de começar. Existir me dá às vezes tal taquicardia. Eu tenho tanto medo de ser eu. Sou tão perigoso. Me deram um nome e me alienaram de mim." - Clarice Lispector.

terça-feira, 30 de abril de 2013

Pensando e repensando


Estive pensando esses dias, e principalmente depois das aulas de ontem e hoje, em alguns aspectos característicos a nós, brasileiros. Esses aspectos envolvem a nossa visão de mundo e de acontecimentos como blocos e a nossa valorização excessiva das coisas, ao invés das pessoas e relacionamentos humanos.
Bom, na minha visão, uma coisa leva a outra. Nós estudamos as matérias e os assuntos como acontecendo isolados, cada um num momento, ou seja, algo acontece e como consequência acontece outra coisa. Na maioria das vezes que estudamos assim, nos esquecemos que nós mesmo somos plurais e muitas vezes fazemos várias coisas ao mesmo tempo, e separar os acontecimentos em blocos nos faz esquecer isso, daí a dificuldade em entender o todo como todo e não como partes. Confesso que essa visão está se diluindo muito vagarosamente em mim mesma, e acho extraordinário que isso esteja acontecendo (antes tarde do que nunca).
Desse fato, na minha opinião, decorre que nós somos influenciados a ver todas as coisas e todos os acontecimentos como blocos, como coisas isoladas, e talvez por isso nós levemos mais em consideração um aspecto da vida do que outro. O que quero dizer com isso é que nós damos muito valor ao aspecto econômico da vida, e pouco ou nenhum valor mais aos relacionamentos humanos e aos aspectos políticos da nossa vida. Não que nos esqueçamos, algumas pessoas sim, mas na maioria das vezes deixamos de lado esses assuntos. 
É isso que, ao meu ver, leva-nos a comprar mais eletrodomésticos que ler jornais, por exemplo. É isso que nos leva a ver o outro como concorrente, como alguém que nos quer passar a perna, e não como alguém com quem deveríamos conviver em paz e harmonia. É isso que faz com que o trabalho seja uma obrigação para acúmulo e dinheiro e não para o bem estar da sociedade, da qual fazemos parte.
Acredito que essa reflexão das coisas como sendo inter-relacionadas ajudaria-nos a nos relacionar melhor como sociedade brasileira. Não seria a solução completa, mas já seria alguma coisa...
Isso não é um texto científico, eu não quero mostrar erudição. O que eu quero é pôr pra fora meu pensamento e, esperançosamente, esperar que alguém leia e veja que nós somos um todo que precisa se reunir como todo, e não como parte. Se isso afetar alguém de alguma forma, ótimo. Se não, ficam minhas palavras aqui jogadas, pelo menos eu as escrevi. Era uma necessidade. Sendo isso "verdade" ou não para quem as lê.

17/04/2013
10:28 a.m.
Read More

© 2011 Sempre no coração, haja o que houver..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena