"Há tantos anos me perdi de vista que hesito em procurar me encontrar. Estou com medo de começar. Existir me dá às vezes tal taquicardia. Eu tenho tanto medo de ser eu. Sou tão perigoso. Me deram um nome e me alienaram de mim." - Clarice Lispector.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Sobre a saga do herói em nossas vidas

Creio que todos nós chegamos a um momento em nossas vidas que olhamos pra trás para analisar o que já conseguimos fazer, o que não deu certo e principalmente para reavaliarmos quem somos. Bem, tenho passado por isso desde 2013, e com isso, perdi muitas amizades pelo caminho, muitas pessoas queridas, por diversos motivos. Há quem diga que perdemos as pessoas que não nos fazem mais sentido porque assim tem de ser. Quem sou eu para questionar isso, não é mesmo?
Bem, antes de falar exatamente sobre o que venho me questionando, quero falar um pouco sobre a saga do herói. Nós não paramos para analisá-la, mas a conhecemos intrinsecamente, mesmo quem diz que não conhece.
Quem é o herói? O que ele faz para se tornar tal? Quais são as situações que ele enfrenta?
Como vocês podem ver na imagem, tudo se inicia com a situação em que cada um se encontra. Depois, algo o chama à aventura, e então, encontrando um mentor (que pode ser de qualquer natureza), ele parte. Então, passa por testes, que por diversas vezes colocam sua vida à prova, até que ele entra em crise (consigo mesmo ou num teste mais difícil). Aí ele pode, então, encontrar o tesouro que procurava e voltar para casa, onde tem uma nova vida e tudo se resolve e um novo status quo se forma.
É interessante observar que é um processo cíclico, e nós, espectadores da vida do herói, por diversas vezes vemos somente uma parte dessa espiral que é a saga do herói.
Por que estou falando sobre tudo isso? Bem, como já citei, venho me questionando muito desde 2013. E tudo isso tem a ver com a saga do herói, pois, para mim, somos todos heróis em nossas próprias sagas, com diferentes tesouros a se buscar, diversos testes e provações.
Resolvi falar sobre isso porque muitas vezes as pessoas ao nosso redor não se importam ou simplesmente não querem entender nossa jornada. Muitas pessoas precisam de mentores a vida inteira e acreditam que a nossa história será igual, e continua falando sobre nossa vida como se fosse a vida que eles quisessem para nós (e na maioria das vezes é). 
Vejam, não estou aqui falando mal do papel dos pais: eles têm um papel fundamental na nossa vida, são algumas das pessoas que formam nosso status quo e ao mesmo tempo nos movem a mudá-lo. O que quero dizer é que, em algum momento, eles têm de entender que precisamos buscar nossa história e fazê-la acontecer.
Enfim, tendo isso sendo explicado, posso falar um pouco da minha saga, sobre um ponto específico, pois como eu disse, nossa espiral de sagas/jornadas é eterna, e temos muitas reviravoltas, conquistas e estabelecimentos de status quo para que eu fale de todos desde que eu nasci... Porque eu creio que nossa saga começa quando nascemos.
2008. Ano decisivo pra mim, me programei para estudar para passar no vestibular e conseguir sair de casa (por n motivos), conseguir um emprego e minha tão sonhada independência e liberdade. Estudei arduamente até 2010, quando prestei o vestibular e vim morar em Assis.
2011. Um novo mundo de possibilidades, pessoas, situações é apresentado para mim. Eu experimento novas situações, longe dos amigos de infância e da família. Mantenho-me em meu objetivo de experimentações e vivências, afinal de contas, liberdade é formada assim também. Encontro um grupo de teatro, que me ajuda a me descobrir e experimentar coisas novas. Sofro bastante em alguns aspectos, perco-me no mundo que escolhi pra mim (e várias postagens nesse blog mostram isso), mostrando que eu meio que não soube lidar. Encontrei amigos que me ajudaram, me deram norte, meus mentores de então.
2012. Começo a trabalhar. Deixo o teatro de lado por falta de tempo. Um outro novo mundo se abriu para mim, cheio de responsabilidades e coisas a se fazer. Começo a namorar, e mais responsabilidades apresentam-se a mim. Eu me afasto de meus amigos e meus amigos se afastam um pouco de mim, eu tento reaproximá-los um pouco, tentativa falha posto que não sabia lidar.
2013. Ano divisor de águas. Problemas na república em que morava, eu me mudando pela primeira vez em muito tempo. Diversos problemas relacionados aos amigos e o relacionamento deles com o meu namorado. Eu, no meio do conflito, me perco ainda mais. Acabo por me afastar deles e me aproximar mais do meu namorado. Acabo perdendo meus mentores. Encontro-me sozinha. Mudo-me de casa mais uma vez. Resolvo dar uma guinada em minha vida e estudar assuntos que havia há muito tempo deixado de lado, assuntos que estudara na adolescência: bruxaria como religião.
2014. Começo o ano estudando bastante sobre bruxaria e procurando autoconhecimento. Acabo me afastando cada vez mais do meu namorado por conta disso. Encontro pessoas no meio pagão que se tornam meus amigos. Encontro uma diversidade quase infinta de covens, tradições, pagãos, enfim... Encontro-me no meio de tudo isso e minha vida passa a fazer sentido novamente. Encontro um coven, cheio de pessoas que falam à minha alma. Encontro novos mentores. Encontro outro grupo de teatro que faz minha alma vibrar novamente no fim do ano. Encontro um centro. Termino o namoro em outubro. Mudo-me de casa pela terceira vez.
2015. Minha família descobre que sou bruxa e pagã. Eu converso com alguns membros e explico que minhas crenças se restabeleceram e que eu me sinto muito melhor como estou vivendo. Devido a isso, digo que vou dar uma guinada na vida novamente. Estabeleço-me ainda mais como quem sou, tomando os rumos da minha vida e inclusive reconsiderando a faculdade, que havia tempos não via mais sentido na minha vida. Programo-me para mais uma mudança.
Este é um pequeno roteiro do que aconteceu comigo. Não me arrependo de nada do que aconteceu pelo simples fato de, agora, ver que tudo o que aconteceu me formou como sou. Se algo não tivesse acontecido, se a teia da minha história não tivesse sido fiada dessa forma, eu não seria quem sou. E eu amo quem sou. 
O que me ajudou muito, imensamente, foi decidir restabelecer minhas crenças. Tive muitos conflitos internos, e ainda os tenho (não vou negar), mas percebi a mudança acontecendo. 
Não sei o que teria acontecido comigo se eu não tivesse decidido mudar minha vida em 2014, fim de 2013... E eu gostaria de dizer, a quem estiver lendo, que não me arrependo nenhum pouco, tenho meus pés firmes nas crenças que estou construindo e firmeza de que eu sou quem sou graças aos deuses, sem sombra de dúvida.
Somos todos heróis. Todos nós temos histórias lindas, tristes, felizes, decepcionantes, instigantes para contar. E o tesouro que nós encontramos nada mais é do que a nós mesmos. Esse é o nosso maior tesouro em tudo que fazemos em nossas vidas.
Perceber, viver e sentir nossas jornadas é algo que necessitamos fazer todos os dias. Nós precisamos construir nossos alicerces firmes, viver, sentir cada um deles para então, se preciso for, quebrá-los, para que ascendamos e o mundo todo veja que nós somos, nós estamos e nós vivemos
Por isso eu digo: se está difícil, é porque ainda não acabou essa determinada jornada que você está vivendo. Se você olha pra trás sem remorso, então tudo valeu a pena. Se fez tudo aquilo que pôde e não se arrepende de nada, posto que na vida as coisas são ou triunfo ou aprendizado, então você está vivendo. Você é forte. Você é incrível. Você é um herói.
Que saibamos perceber nossa saga e a busquemos vorazmente sempre!

Aí vai a letra da música que me inspirou a escrever esse texto (além de tantas outras coisas):


"Você vive a sua vida
Dia após dia
Como se nada pudesse dar errado
Então as cicatrizes são feitas
Eles estão mudando o jogo
Você aprende a jogar da maneira difícil

Eu sei que você deseja mais
E sei que você tenta
E espero que você perceba
Quando for a hora certa

Refrão:
O mundo inteiro estará vendo quando você ascender
O mundo está pulsando por você bem agora
Sua vida inteira está passando diante de seus olhos
Tudo neste momento pode mudar
O que você está esperando?
Pelo que você está lutando?
Pois tempo está sempre escapando
O mundo inteiro estará assistindo.
Sim, o mundo inteiro está vendo quando você ascender

Você constrói suas paredes
Em seguida, as quebra
Pois é preciso
Você se salvou
Você encontrou quem você é
Isso nunca vai embora

Eu sei que você deseja mais
E sei que você tenta
E espero que você perceba
Quando for a hora certa

[Refrão]

Seu sacrifício vem a sua mente
Mas nada é desperdiçado, você fez isso agora
Você se levanta de novo, se libertando
Cada passo que você tomar
Você pagou o preço

O mundo inteiro estará vendo
O mundo inteiro estará vendo quando você ascender

O que você está esperando?
Pelo que você está lutando?
Pois tempo está sempre escapando
O mundo inteiro estará assistindo.
Sim, o mundo inteiro estará vendo quando você ascender"

~*~
Música:
"Whole world is watching" - Within Temptation feat. Piotr Rogucki.

Read More

© 2011 Sempre no coração, haja o que houver..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena