"Há tantos anos me perdi de vista que hesito em procurar me encontrar. Estou com medo de começar. Existir me dá às vezes tal taquicardia. Eu tenho tanto medo de ser eu. Sou tão perigoso. Me deram um nome e me alienaram de mim." - Clarice Lispector.

sábado, 26 de março de 2011

Caixa vazia

Ela olhou pra tudo o que já fizera em sua vida. Não era muito. Claro, não vivera muito. Quase nada, por sinal.
O que ela poderia dizer que conhecia? a vida dos poetas? Não. A vida e a obra de filósofos como Platão, Aristóteles, Schopenhauer? Não. Livros? Não.
Então, que diabos ela conhecia? Nada. Você pode, então, perguntar se o que ela conhecia melhor não era a vida ao invés da teoria, dos conhecimentos científicos, das grandes mentes da História. Não. Nem isso. E aí você pode entender realmente que ela não conhecia absolutamente nada. Mas ninguém é totalmente inútil! Ninguém pode ser tão abstraído do mundo assim! O que sobra pra ela? Isso nem ela sabia.
A essa altura, ela já folheava pela décima quinta vez os livros que já lera, tentando encontrar o conteúdo deles em si. Não havia nada.
Ora, veja você, uma constatação dessas não acontece e é simplesmente engavetada no armário de memórias. Ela chorou. Sofreu. Pensou até em...
Mas por quê? Por que sentia-se - e era - tão vazia?
Refletiu por um certo tempo. É certo que as teorias que estudara não ficaram gravadas em seu cérebro como a unha na carne, mas algo de tudo aquilo ela absorvera, porque ela conseguira, de seu jeito torto e sútil (quase invisível), ajudar, nem que por muito pouco, algumas pessoas. Será que seria essa sua missão?
Talvez fosse. Quem saberia? Somente a vida poderia lhe responder - e se assim quisesse.
~*~
Música:
"Preciso dizer que te amo" - Cazuza & Bebel.

1 comentários:

Unknown disse...

Eu não sei quem é Schopenhauer......

mas voltando ao que interessa ou interessará um se hoje não interessa....

Realmente somos todos perdidos nesse mundo, não só a menina da caixa vazia como eu também não sei quem ou o que sou, não sei se sou feliz, não sei se sou uma pessoa que será lembrada, não sei o porquê de tanto estudar ou o porquê do meu sofrimento - óh grande sofrimento, sei que há pessoas que aguentam rindo o que eu hoje aguento chorando - eu sei ...
eu sei que um dia me farão sentido as coisas e nesse dia quero que tu comigo estejas Mary, você me ajudou a saber um poco do poquinho que sei !

© 2011 Sempre no coração, haja o que houver..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena