"Há tantos anos me perdi de vista que hesito em procurar me encontrar. Estou com medo de começar. Existir me dá às vezes tal taquicardia. Eu tenho tanto medo de ser eu. Sou tão perigoso. Me deram um nome e me alienaram de mim." - Clarice Lispector.

sábado, 28 de junho de 2014

Importância dos ancestrais

Quando tocamos em certos assuntos na nossa vida, é impossível não pensar neles mais de uma vez e sob diferentes perspectivas. Bom, o assunto que chamou minha atenção foi a ancestralidade.
Muitas pessoas têm medo de envelhecer - isso aqui no ocidente. Por que isso?, eu me pergunto, por que achar algo tão natural, bonito e de tamanho aprendizado como sendo feio, algo a se evitar, não poder envelhecer jamais porque seria... feio? Isso pra mim não faz sentido. Eu sinceramente não gosto de fazer aniversários porque eu sempre vi o processo de envelhecer como não sendo bom - um ano mais próximo da morte, como eu costumo brincar. Mas eu vejo que é algo necessário e natural na vida. Pra morrer, basta estar vivo, e pode ser que morramos jovens, contrariando a ideia natural. Mas creio que o real motivo de eu não gostar dos meus aniversários é a ausência da minha mãe. 
Levando em consideração isso, podemos perceber a supervalorização da juventude no mundo ocidental. Comerciais têm jovens belos e esbeltos, que vivem o momento o máximo que podem... Mas quase nunca um senhor passando uma imagem de vitalidade - o que ocorre muito embora as pessoas não vejam os velhos assim. Eu acho isso tão errado... Os mais velhos são os que mais viveram e normalmente têm os melhores conselhos e melhores histórias pra contar - sem mencionar que são os que mais têm paciência e facilidade para ajudar a gente.
O que eu quero assinalar aqui é que os mais velhos, nossos ancestrais, são aqueles que têm mais a nos passar e nós normalmente não damos ouvidos. Ou quando damos ouvidos, não os valorizamos o suficiente, o quanto deveríamos. Muitas pessoas desrespeitam os mais velhos, e isso eu acho uma falta de consideração enorme, porque eles já passaram por tudo que nós passamos e um pouco mais.
Quando falamos em mais velhos e em ancestrais, lembramos logo aqueles que compõem nossa árvore genealógica. Muitas pessoas se sentem mal ou mesmo envergonhadas por ter a descendência que têm. Eu confesso que tinha vergonha, até perceber que eu sou quem sou e sou um ser muito sortudo e privilegiado de ter tido a descendência que tenho, porque eu vou dizer pra vocês, é uma honra ser descendente de um povo cheio de vida, de garra, de gingado, de musicalidade como eu sou descendente! É de invejar qualquer um! Hoje em dia eu tenho ódio de não ter tido mais descendência africana do que eu já tenho... hehe
Ainda mais tenho orgulho de ser mulher e descendente de tantas mulheres lindas e fortes!
Alguns que lerem o que eu estou escrevendo podem dizer que eu estou enaltecendo demais o passado. Não é isso. Eu acredito piamente que temos de viver o momento de agora sem nos esquecer dos que chegaram antes de nós e sem esquecer aqueles que virão.
Ou seja, temos de viver o momento de hoje sem nos esquecer do que já aconteceu e sem esquecer do amanhã. Isso não implica não viver, porque alguns pensam assim. Isso implica responsabilidade. Eu sou daquelas pessoas que acredita que liberdade vem com responsabilidade.
Bom, esse texto foi mais pra falar sobre minha indignação quanto ao descaso de algumas pessoas quanto aos mais velhos e seus ancestrais. Temos de observar nossas ações e palavras para que isso mude, caso quisermos. Caso não, eu sinto muito, porque quem não quiser aproveitar isso, está somente perdendo.

"Alguns são como água, outros como fogo
Uns são a melodia e outros são o ritmo
Cedo ou tarde todos terão virado poeira
Porque não continuam jovens"

Essa letra é da música "Forever Young", super famosa. Ela vem com a pergunta "Você realmente quer viver pra sempre, pra sempre jovem?". É uma pergunta digna de se refletir, porque embora seja muito bom ser jovem, também é muito bom ser velho. Há conhecimento, há vida, há energia, há aprendizado acima de tudo. Será que seria realmente bom viver pra sempre jovem? Não aprender realmente com o passar do tempo?
Enquanto não podemos responder essa pergunta, vamos viver e aproveitar a vida o máximo que pudermos. É assim que tem que ser!
~*~
Música:
"Forever young", Alphaville.

0 comentários:

© 2011 Sempre no coração, haja o que houver..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena