"Há tantos anos me perdi de vista que hesito em procurar me encontrar. Estou com medo de começar. Existir me dá às vezes tal taquicardia. Eu tenho tanto medo de ser eu. Sou tão perigoso. Me deram um nome e me alienaram de mim." - Clarice Lispector.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Narciso


- Por que eu? - Fiz essa pergunta olhando nos olhos dele.
- Como assim "por que eu"? - Ele respondeu, um pouco indignado.
- Ah, você ouviu! Por que eu?!
- Por que não você? - ele me respondeu, também me fitando profundamente.
Isso me fez pensar. Quase todas as heroínas de filmes se perguntam isso depois que alguém se apaixona por elas - no caso das com "síndrome do patinho feio" -, ou quando têm uma grande decepção amorosa.
"Por que não você, sua idiota? Você acha que a sua vida é tão importante que você é imune aos sentimentos de outra pessoa? Ou você é tão perfeita que não pode nunca ser magoada, nasceu somente para ser feliz? Isso não é realidade! Iso não é vida! Esta tem seus altos e baixos - mais baixos do que altos, é verdade -, e todos passam por isso! Seria egoísmo seu pensar o contrário..."
É. Esta senhora que possui quatro letras em seu nome, a Senhora Vida, me disse isso. Enquanto eu olhava profundamente nos olhos dele.
- É mesmo! Por que não eu?
- Alguém tem que ser o protagonista da sua vida, não é? - ele me respondeu, sorrindo como o de costume.
Ele sempre me dando matéria para pensar...
Talvez seja uma comédia. Talvez um romance. Talvez um drama. Quem sabe uma tragédia... Ou, sei lá, um drama romântico tragi-cômico! Não sei... Só sei que o protagonista da minha vida sou eu. Mesmo tendo problemas, baixa - ou nenhuma - autoestima, mesmo sendo infantil, irritante, extremamente imperfeita (Deus sabe como sou imperfeita!), esta sou eu. Minha história não será desenrolada por ninguém além de mim.
Não quis dizer aqui que minha história é um monólogo - pelo amor de Deus! Esse gênero só é bom mesmo no teatro!
É claro que nessa peça chamada vida haverão muitos personagens - praticamente algo comparado ao elenco de um musical da Broadway! -, mas o que quis dizer é que eu só serei a mocinha, a protagonista, da minha própria vida. E a cada dia, cada hora, minuto, segundo...
Sou eu quem vai rir, chorar, gargalhar, se machucar, se decepcionar, ajudar os outros, sofrer por outros (e com outros), pois embora me preocupe - e muito - com os outros, os sentimentos, pensamentos e ações partirão (ou não) de mim.
Não é isso que a nossa vida espera de nós?
- E então... - ele insistiu, depois de perceber que eu me perdia em pensamentos - Por que não você?
Hm... Ele sempre me dando matéria para pensar... Eu só não conseguia entender como ele conseguia isso tão facilmente e com tão poucas palavras.
- Hm. Exatamente. Por que não eu?

~*~
Música:
"Por que não eu?" - Kid Abelha.

4 comentários:

Unknown disse...

Prazer eu digo ter, prazer com certeza terei ao ver essa produção de uma vida
Embora não acompanhe de perto tal desenvolvimento, sei que esta garota maravilhosa fará, tanto da sua, quanto da vida daqueles que a cercam o mais belo musical, com as mais belas melodias que os altos e baixos de uma vida podem ensinar
Esta compositora de uma vida, deslumbrará a todos com sua primorosa obra !!!

te adoramoss Mary !!!

MARIANA disse...

MAHHH
COMO SEMPRE ADORO VC , SEU BLOG,TUDO TUDO !!!
PARABÉNS MESMO!
MAIS UMA VEZ
TE ADORO
BJS

Victória (: disse...

E é por essas e outras que eu tenho orgulho dessa menina, oô menina talentosa! Olha, se eu tivesse alguém para me inspirar seria nela! É lógico que todos nós temos MUITOS defeitos, mas, mesmo que vocêe insista em não ver isso Dona Mariana, eu te admiro pela tua garra, persistência e coragem (um tanto inrrustida hehe)! Amo-te muito, suas palavras são lindas, s2

Caio Russo disse...

Defino as pessoas pelo que elas escrevem, e você, já tem uma ótima definição segundo os meus preceitos, muito bom texto, com toda sua singularidade como escritora.

© 2011 Sempre no coração, haja o que houver..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena