"Há tantos anos me perdi de vista que hesito em procurar me encontrar. Estou com medo de começar. Existir me dá às vezes tal taquicardia. Eu tenho tanto medo de ser eu. Sou tão perigoso. Me deram um nome e me alienaram de mim." - Clarice Lispector.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Uma questão de seleção natural...


É aquele momento dramático em que você percebe que nada vale a pena. Aquele momento em que você vê sua vida passar pelos seus olhos e coloca na balança (com esse termo bem surrado mesmo) sua vida e percebe: de nada valeu. De nada vale. Não vai adiantar nada fazer qualquer coisa nessa vida. Nascemos, crescemos, estudamos, adquirimos experiência... Pra quê? Pra que toda essa sabedoria? Pra que saber tanto? Pra que buscar conhecimento? Vai tudo pro túmulo! Não vamos levar nada daqui, e a finalidade única da nossa existência, em útima análise, não é diferente daquela dos que nós julgamos animais (e nos esquecemos de que também nós o somos): reprodução. Tudo se resume a isso.
As pessoas se casam. Finalidade: reprodução. As pessoas namoram. Finalidade: reprodução. É instinto! Nada mais que isso! Nós somos animais e agimos como tais! Nós negamos isso por conta da nossa formação tosca e pelos dogmas que ouvimos desde crianças.
Nada vale a pena. O ser humano se ajuda por instinto de sobrevivência. O amor nada mais é do que um instinto. É algo necessário ao ser humano porque a nossa finalidade maior é reprodução. É povoar este planeta chamado Terra. Não somos tão diferentes dos que julgamos animais.
E você percebe que não deveria pensar assim... Que isso é injusto... Que pode, sim, ser que o amor exista. O amor idealizado pelos poetas, o amor puro e sincero e eterno... Mas você é bombardeado por imagens de sexo, você é bombardeado por modelos de beleza e perfeição, é bombardeado por um machismo que presa a mulher como um objeto sexual, algo descartável, que se usa e se dispensa... E você pensa: que MERDA é ESSA? Onde foram parar os valores humanos? Aí você cai na ideia que descrevi acima: é tudo instinto. Somos animais e não negamos.
Onde está o espírito crítico do ser humano? Onde estão os seres humanos capazes de mudar o mundo? Por que os que querem ajudar os outros são considerados errados? Por que as pessoas se preocupam mais consigo mesmas do que com os que estão à sua volta? Por quê?!
Ilusões, nada mais do que ilusões...
Provavelmente eu esteja errada. E eu torço para tal coisa. Eu não quero viver num mundo onde seres humanos que são capazes de fazer coisas incríveis se tratem como animais irracionais, são considerados objetos... É um sonho isso. É impossível. As próprias mulheres se fazem de objetos, e isso é deplorável...
Isso tudo não faz sentido, eu sei... Nada vale a pena. Nada valerá a pena, porque no fim das contas, é tudo uma questão de seleção natural, que não me escolheu. E não escolherá.
~* ~
Música:
"Andrea Doria" - Legião Urbana.

2 comentários:

Miiiiih disse...

ooown
perfeeeito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
beeijom

Yuri..! disse...

não acho que tudo gire em torno de "ilusão" ou "reprodução"...se houvesse algo em que o mundo girasse em torno, não seria em sentimentos fúteis como o narcisismo da beleza ou sexualidade...
além disso, não temos a consciência (inteligência) à toa, podemos sair do campo da "reprodução" e dar outros fins à existencia...

© 2011 Sempre no coração, haja o que houver..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena