"Há tantos anos me perdi de vista que hesito em procurar me encontrar. Estou com medo de começar. Existir me dá às vezes tal taquicardia. Eu tenho tanto medo de ser eu. Sou tão perigoso. Me deram um nome e me alienaram de mim." - Clarice Lispector.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

"Ele não está tão a fim de você"


Essa é uma comédia romântica digna de se elogiar. E não é por pouca coisa: mostra como as coisas acontecem, algumas vezes. E digo isso não por ser pessimista, mas é porque é verdade: apesar de tudo, é um filme, e filmes, por mais reais que possam ser, ou que tentem ser, não são reais - são o ponto de vista de alguém.
Bem, e esse filme, especialmente, mostrou uma das coisas mais improváveis de acontecer: amigos se apaixonando. Digo, amigos se apaixonando reciprocamente. E digo isso especificamente no caso dos adolescentes. Eu sei, eu já passei por isso. E, sinceramente, não tem nada de legal sofrer por alguém e depois perder a amizade desse alguém, porque, embora voltem a se falar, todos sabem que a amizade abalada nunca (ou quase nunca) volta a ser como era antes.
Enfim, depois de tudo isso, vamos ao "fato" do filme: a garota, mocinha do filme, Gigi, tenta sair com vários caras, e nenhum a liga de volta no dia seguinte. Até que ela conhece um cara, o Alex, que fala para ela quando um cara está a fim ou não de certa mulher. Começa a dar dicas pra ela. E isso continua até um certo ponto em que ela julga que ele está a fim dela e beija-o. Ele, é claro, disse que não tinha nada a ver, que "como as mulheres mudam as coisas, distorcem os fatos e fazem tudo parecer uma coisa diferente do que é!?", ou algo do tipo. Ela fala para ele que, apesar dela fazer muitas besteiras, ela estava muito mais perto de achar alguém com quem viver pra sempre (leia-se casar) do que ele. Ok. Até aí corresponde à realidade. Mas depois disso é que vem a fantasia do filme, porque a mocinha não pode terminar o filme infeliz, certo? Ela tem que terminar com quem ela ama. Depois disso ele se apaixona por ela e vai atrás dela para dizer que ela era a exceção dele. Fim! Lindo Filme!
Eu realmente gostei do filme. Mas a frase do útimo parágrafo tem um tom de sarcasmo. Sinceramente, se fosse na realidade, o cara falaria o que o Alex disse para Gigi e, provavelmente, nunca mais apareceria! Terminaria a amizade ali! Ou talvez não, mas na maioria dos casos é isso o que acontece! Pergunte pra qualquer menina que já se apaixonou por um amigo e você vai ver: as "exceções" são raríssimas! E talvez por isso sejam chamadas assim, não é?
Por que é tão difícil para todos nós não enxergar quem está ao nosso lado? Por que fazemos sofrer a quem nos ama? Por que amar é mais fácil quando é alguém que não conhecemos tão bem?
Sabe, a maioria dos meninos, e dos homens também, tem como sonho de consumo uma mulher siliconada e saradona. Eles querem isso. Mas com quem acabam casando? Com a menina magrinha que não tinha graça no 2º ano do Ensino Médio, ou então com a gordinha que emagreceu depois que foi pra faculdade. Por que será? Sabe qual é a minha opinião? Eu acho que eles percebem que tudo se resume a uma coisa só: tudo aquilo vai cair um dia! E o colágeno não é feito do mesmo modo e na mesma quantidade pra sempre! Elas não fogem à força da gravidade (e não estou falando da gravidade como falei em outra postagem), e vão ficar velhas, pelancudas, enrugadas como todos! Então o que conta é conteúdo no fim das contas... Mas eles demoram muito pra perceber isso.
Isso tudo me fez lembrar de uma frase: "Ame a quem te ama, e não a quem te faz rir, porque quem te faz rir te engana, e quem te ama sofre por ti".
PS: eu não quero dizer com isso que não exista amizade entre homens e mulheres ou entre meninos e meninas. Ela existe. E, às vezes é muito mais forte e sincera do que a amizade com o mesmo gênero (principalmente entre meninas.. :X). Mas, às vezes, as pessoas se apaixonam, ué! Pode acontecer; não é regra.
Talvez eu esteja errada. Provavelmente eu esteja, porque, como percebe-se, eu sou muito pessimista em tudo o que eu analiso/digo/faço. Sempre considero as coisas pelo lado ruim antes do lado bom. Não sei. Talvez seja um mecanismo de defesa. E, na maioria das vezes, eu espero sinceramente que eu esteja errada na minha "predição".

Aí vai a sinopse do filme. Eu recomendo-o:
"Ele não está tão a fim de você":
Você realmente gosta deste cara, mas não consegue saber se ele gosta de você. Você inventa desculpas, decide que ele está confuso. Pare de se enganar. Existe uma explicação muito mais simples: ele não está a fim de você. Esta é a lição que Gigi vai aprender. Romântica incorrigível, ela sai com Conor, que simplesmente não liga no dia seguinte. Quando ela vai à casa do bonitão, conhece Alex, colega de quarto de Conor e que tem uma visão muito clara sobre o mundo, empenhando-se em mostrar a verdade para Gigi numa viagem ao complicado mundo da mente dos homens. E esta história promete ficar ainda mais complicada: Conor está namorando uma cantora chamada Anna, mas ela gosta mais de Ben, que é casado com Janine...que trabalha com Gigi! Coloque a chefe das duas, Beth, no meio da história, e você vai ter a comédia romântica mais alucinada de todos os tempos!
~*~
Música:
"Segredos" - Frejat.


0 comentários:

© 2011 Sempre no coração, haja o que houver..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena